Rotary Club de Garça celebra 80 anos de companheirismo e solidariedade
Com tradição em muitos projetos e ações voluntárias, o clube ainda mantém a premissa de servir na busa por uma sociedade a cada dia mais justa e solidária.
O ano de 2021 é mais que especial para os integrantes do Rotary Club de Garça, que comemoram uma data significativa e histórica. O clube de serviço completou 80 anos de fundação, e se destaca como um dos mais antigos e respeitados do Estado de São Paulo. Para o atual Presidente Fábio Dias, celebrar essas oito décadas é valorizar a história de todos que participaram para construir a entidade. "Me sinto muito honrado por estar à frente do Rotary Club nesse momento tão expressivo para todos os companheiros Rotarianos, especialmente aqueles que por aqui passaram em todos esses anos dando uma contribuição significativa para o desenvolvimento do clube e da cidade de um maneira geral", declarou.
O Rotary Club de Garça foi fundado em 28 de Maio de 1.941 por 19 garcenses que cravaram seus nomes na história: Acácio Alves de Souza Lima, Anézio Telles, Aristídes Nunes, Antônio Gomes de Mattos, Aracy César Soares, Belírio Guimarães Brandão, Delfim Augusto de Faria, Elias Xavier de Mendonça, Francisco Pereira de Mello Júnior, João Carlos Nouguês, João Reynaldo Silva, José Calisto Castanheira, José Leite Santos, Jurandir Ubirajara de Castro Guimarães, Luiz de Campos Aranha, Miguel Bruno Ferreira, Moysés Carvalho Junqueira, Sebastião Pimentel e Victor Rodrigues Neubern.
O clube tem no Rotariano cidadão Carlos Ferrari o seu integrante mais antigo em exercício. São mais de 60 anos dedicados ao Rotary. Também destaca - se a figura de Aparecido Caldamone, que integra o rol dos personagens mais ilustres e atuantes do clube.
Com tradição em muitos projetos e ações voluntárias, o clube ainda mantém a premissa de servir na busca por uma sociedade a cada dia mais justa e solidária. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo clube ao longo desses 80 anos, destaca - se a participação ativa de seus membros na Diretoria da Santa Casa; a elaboração do Livro de Garça, em 1.977; as várias colaborações feitas à Fundação Rotária, que desenvolve importantes ações humanitárias; as campanhas de doação de sangue e medula óssea ao Hemocentro de Marília, entre tantas outras ações desenvolvidas por seus integrantes.
Mais recentemente, através dos esforços do Rotary Club de Garça, a Fundação Rotária beneficiou a APAE de Garça com o subsídio Global no valor de R$135.389,00, aplicado integralmente na instalação de salas de aquisição de equipamentos de fisioterapia e de estimulação sensorial. "Por acreditar em nossa missão, é que fazemos questão de convidar pessoas comprometidas com a nossa comunidade para fazer parte desse clube de serviços, que tanto colabora com ações em prol de toda a comunidade garcense, e da humanidade de uma maneira geral", salienta Dias. "Talvez Garça não seria o que é hoje se não fosse a criação do Rotary Club".
Com as colaborações para ações nacionais e internacionais, a importância do Rotary Club de Garça transcende os limites do município. Em seu acervo existe a história da cidade e muito mais. Um dos documentos do clube é uma carta de agradecimento endereçada aos seus integrantes, escrita, de próprio punho, por Winston S. Churchill, então 1º Ministro da Inglaterra, em 1.957, que diz, "Eu fico agradecido a vocês pela delicadeza demosntrada de boa vontade no meu aniversário".
Texto: Franciso A. Nascimento - Editor do Jornal Mais






