Comissão Distrital da Fundação Rotária realiza Oficina de Projetos Globais

Plenária de participantes da oficina de projetos globais
Plenária de participantes da oficina de projetos globais

Foi realizado nos dias 19 e 20 de março virtualmente a oficina de Projetos Globais organizado pela Comissão Distrital da Fundação Rotária, sob coordenação do Governador, 2013-14, Ricardo de Maio Bermejo, associado do Rotary Club de Assis Norte e de Nestor Silveira do Amarilho, Governador 2020-21, associado do Rotary Club de Assis do Vale.

 

Nestor Silveira do Amarilho, comentou sobre o sucesso desta oficina realizada na gestão anterior e que demostrou o interesse dos rotarianos em criar projetos para as suas comunidades. “Vejam a quantidade de projetos que foram produzidos pelos clubes do nosso distrito em 2019-20, o quanto isso impactou as comunidades. E por esse motivo fiz questão de que o mesmo ocorresse neste ano rotário”, concluiu, Amarilho.

 

Foram capacitados associados dos clubes que tem o desejo de elaborarem projetos humanitários em prol das entidades de suas comunidades e que tanto precisam de apoio.

 

O evento contou com a participação dos dirigentes distritais Dauto de Almeida Campos, Márcio Cavalca Medeiros, Javier A Holowiniec, do Distrito 4921, da Argentina e Susan Doxtator encarregada de subsídios globais e distritais em Portugal, Equador, e 15 distritos no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo e Paraná.

 

"O Importante é o distrito ter retornado as atividades dos treinamentos para os rotarianos. Com a Oficia de Projetos Globais, tivemos a oportunidade de esclarecer, informar e atualizar aos participantes quanto a forma e condições de se elaborar um projeto global”, disse Bermejo.

 

O clube que realiza projetos globais consegue otimizar ainda mais suas atividades rotárias, interage com seus associados, se envolve com a comunidade e transforma as vidas das pessoas que necessitam de apoio.

 

“São por estes motivos que a Comissão Distrital da Fundação Rotária vem trabalhando para motivar aos associados dos Rotary Clubs a realizarem projetos fortalecendo assim a sua imagem pública, desenvolvendo o seu quadro associativo e aumentando as doações para a Fundação Rotária”, falou Bermejo.

 

A oficina de projetos globais teve início na sexta-feira (19), às 19h30 e os temas abordados foram:  “A história do Rotary e da Fundação Rotária”, “Atualidades sobre Projetos Globais da The Rotary Foundation e o Painel de interação com palestrantes”.

 

No sábado (20) o treinamento foi realizado das 09h00 às 16h00 e o objetivo foi apresentar o sistema da Fundação Rotária, seus conceitos, avaliação das necessidades, formulários, mapeamento comunitário, áreas de enfoque, critérios de seleção, preenchimento dos formulários, calculadora de financiamento, administração do projeto, pontos de atenção, exemplos de projetos aprovados, interação e os esclarecimentos que se fizeram necessários entre os participantes.

O Distrito 4510 teve na gestão 2019-20 dez projetos globais aprovados, comprovando assim a capacidade dos clubes e seus dirigentes em criarem projetos. Até o momento outro ponto relevante, mesmo diante da pandemia pelo que o mundo atravessa, é a doação de US$ 100 mil dólares para a Fundação Rotária, atestando o amor que os rotarianos tem pela organização e humanidade.

 

O Rotary Abre Oportunidades

 

 

 

 

Localizar site dos clubes